A Constituição "Sacrosanctum Concilium", do Concílio Vaticano II, assim nos orienta: "tanto na liturgia como na catequese litúrgica(...) (possam) os fiéis ouvir com mais freqüência a palavra de Deus e entregar-se à oração. Na catequese, seja inculcada na alma dos fiéis, juntamente com as conseqüências sociais do pecado, a natureza própria da penitência, que detesta o pecado como ofensa feita a Deus" (109).
A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo santo. Na quaresma os católicos realizam a preparação para a Páscoa.
O período é reservado para a reflexão e conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Que esta páscoa seja a todos um momento forte de oração de experiência do amor de Deus por nós que não poupou nem mesmo seu filho único por amor de nós, feliz páscoa a todos, são os sinceros votos do padre Adriano, Vanderlei e irmãs da divina providência!
Pe.adriano Francisco Ferrreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário