sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Celebração em memória ao massacre de corumbiara 9 de agosto 2012

Homilia do padre Adriano

Estamos celebrando a nossa vida. A história de Corumbiara tem profundas raízes, mas tem também profundas marcas de sofrimento e de dor. Fazemos memória dos trabalhadores em busca da terra, dos indígenas e garimpeiros massacrados. Estamos celebrando a nossa vida. De fato estamos a caminho, com a fé que nos move, caminhamos para uma vida melhor, muito melhor, que Deus quer para os seus filhos e filhas. Caminhamos na alegria e na esperança, apesar das dores que marcam a nossa caminhada.
O nosso povo é bom, um povo guerreiro e lutador, um povo festivo, de uma cultura muito rica, um povo simples e de valor, que luta com todas as suas forças para ter uma vida digna, um futuro melhor. Nosso povo, tanto da cidade, distritos e comunidades do interior, é um povo que luta um povo valente. Mas não é um povo ganancioso, é um povo que simplesmente quer vida digna e direita respeitados, no mundo que lhes foi dado pelo próprio Criador. Mas nossa terra, nossas águas e nossa gente não são respeitadas, e isso acontece porque existem outros valores. Existem aqueles que não entenderam que não podemos servir a Deus e ao dinheiro. O nosso Deus é o Deus do amor, o latifúndio é o deus do egoísmo e do ódio. O nosso Deus manda repartir, o latifúndio manda  ajuntar. O nosso Deus quer irmãos, o latifúndio quer concorrentes e inimigos. O nosso Deus quer a paz, o latifúndio quer o conflito. O nosso Deus quer preservação, o latifúndio quer destruição. O nosso Deus quer o serviço, o latifúndio quer o poder. O nosso Deus quer vida, o latifúndio quer a expulsão e a morte do pequeno.
O  poder se manifesta com o dinheiro. Atinge a economia, a política, a sociedade, a cultura e até mesmo a religião. E com seu poder subjuga a tudo e a todos. O seu poder manifesta-se na compra, na negociata, no suborno, que geram corrupção. Assim temos uma sociedade corrupta, uma política corrupta, uma economia corrupta, uma cultura corrupta e até mesmo uma religião corrupta. Aqui encontramos a raiz de todo pecado, do sofrimento, da destruição e da morte.
É o dinheiro que compra o poder legislativo, para que ele faça leis injustas, que possibilitam a injustiça, a corrupção e a impunidade. É ele quem possibilita aos legisladores o tráfico do poder e da influência. É o dinheiro que compra o executivo, que fala em grandes projetos que favorecem o poder econômico em detrimento dos pobres e dos miseráveis e fundamenta o seu discurso em mentiras bem elaboradas como, por exemplo, educação profissional para promover o pobre quando na verdade é para garantir mão de obra necessária e de baixo custo para os grandes centros enquanto tiram de nós nossos filhos saqueiam nossas esperanças envelhecendo nossa agricultura familiar. É o dinheiro que compra o judiciário, que vende sentenças injustas favorecendo os grandes e matando os pequenos, no campo e na cidade.
Irmãos e irmãs o nosso Deus está do nosso lado. Ele é o Senhor dos Exércitos, ele é o Libertador que ouve o clamor dos pobres. Utilizando a imagem do Profeta Ezequiel, nós precisamos juntar nossos ossos, nossos nervos, nossa carne, nossa pele, precisamos nos encher do Espírito que sopra neste momento privilegiado para que nossos olhos deixem de ser opacos e tenhamos vida. Precisamos formar o grande exército do Senhor que se coloque em marcha na luta contra a idolatria do dinheiro para que sejamos vencedores, pois assim a nossa dignidade, os nossos direitos respeitados e a vida esteja em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira
Nossa Senhora do Perpetuo Socorro